domingo, 10 de outubro de 2010

MOSTRA DE TRABALHOS CIENTÍFICOS


Imagem retirada do google
Experimentos Básicos

1. O começo: A ação da salivaMaterial
vidro conta-gotas com tintura de iodo
2 copos plásticos de café
2 tubos de ensaio numerados
água
amido
Procedimento
Coloque água em um dos copos, acrescente amido, mexa e despeje dois dedos da mistura em cada tubo de ensaio. No outro copo, recolha um pouco de saliva, passe-a para um dos tubos e agite. Espere 30 minutos e pingue uma gota de iodo em cada tubo.Conclusão
O amido, ao reagir com o iodo, apresenta uma coloração roxa, mas a mistura com saliva não fica roxa por causa da atuação da enzima ptialina. Ela transforma o amido em maltose, que não reage com o iodo.
2. É importante mastigar bem

Material
2 copos com água
2 comprimidos efervescentes
Procedimento
Triture um dos comprimidos sobre uma folha de papel. Coloque simultaneamente o tablete inteiro em um copo com água e o triturado no outro.Conclusão
O triturado se dissolve bem mais rápido. Essa é uma das características da digestão: quanto menores os pedaços de alimento, mais rapidamente os nutrientes presentes nele são absorvidos pelo organismo.
3. Sentindo os sabores

Material
4 conta-gotas com: suco de limão, água com açúcar, água com sal e chá de carqueja
açúcar
colher

Procedimento
Diga aos alunos que algumas regiões da língua são mais sensíveis a certos gostos que outras. Pingue os líquidos em diferentes regiões da língua. Depois, coloque açúcar na língua seca de um aluno.Conclusão
Sentimos o gosto dos alimentos porque o cérebro interpreta as informações captadas pelos sensores presentes na língua. Se ela estiver seca, não sentimos gosto algum, pois a saliva ajuda a desprender dos alimentos partículas que sensibilizam o paladar.
4. O movimento da digestão
Material
meia fina
bolinha de isopor ou de tênis
bolacha

Procedimento
Peça aos alunos para colocar a mão no pescoço. Ao engolir uma bolacha, eles sentirão o movimento peristáltico feito pelos músculos do esôfago. Coloque a bolinha (que representa a comida) dentro da meia fina (o esôfago). Faça a bolinha deslizar pela meia empurrando-a com os dedos.Conclusão
Os músculos do esôfago se contraem de forma parecida com a meia para levar o alimento ao estômago. Esses movimentos ocorrem em todos os órgãos do sistema digestório.
5. A acidez do suco gástrico
Material
1 copo plástico de café
leite
vinagre ou suco de limão

Procedimento
Coloque leite no copo e adicione vinagre.Conclusão
O vinagre talha o leite da mesma maneira que o suco gástrico, produzido pelo estômago, quebra as moléculas grandes dos alimentos em partículas menores. Isso ocorre porque o suco é composto de ácido clorídrico, enzimas e muco.
6. O detergente da digestãoMaterial
dois copos com água
óleo de cozinha
detergente

Procedimento
Coloque óleo nos dois copos com água. Em um deles, acrescente detergente e agite.Conclusão
Assim como o detergente, a bile, produzida pelo fígado, é um suco ácido que transforma as gorduras em gotículas muito pequenas, facilitando a digestão.
7. Quebrando as proteínasMaterial
clara de ovo cozido
4 tubos de ensaio numerados
água
suco de mamão, de limão e de abacaxi
algodão

Procedimento
Coloque água no tubo 1, suco de mamão no tubo 2, de limão no tubo 3 e de abacaxi no tubo 4. Corte a clara de ovo em cubinhos iguais e coloque um em cada tubo. Tampe com algodão e deixe em repouso por três dias.Conclusão
Apenas no tubo 4 será possível perceber a diminuição da clara de ovo, já que a bromelina, enzima presente no abacaxi, provocou a quebra da proteína albumina. No estômago e no intestino delgado as proteínas também são quebradas pelas enzimas.
8. Absorção da água pelo corpo
Material
copo com água
esponja

Procedimento
Coloque a esponja seca no copo com água.Conclusão
A esponja age da mesma maneira que o intestino grosso, pois ele absorve vitaminas e sais minerais de parte da água que estava nos alimentos ou que foi ingerida com eles. Esses nutrientes depois são levados pelo sangue para as células.
Fonte dos experimentos: http://revistaescola.abril.com.br .

Um comentário: